Ícone do site UP Cont. Digital

Gestão do fluxo de caixa: como fazer para prestadores de serviços?

O Metodo Para Realizar Uma Gestao De Fluxo De Caixa Para Prestadores De Servicos Blog - UP Cont. Digital

Gestão do fluxo de caixa para prestadores de serviços

O fluxo de caixa é o sangue vital de qualquer negócio. Se você não tiver dinheiro suficiente para cobrir suas despesas, não será capaz de manter o negócio funcionando por muito tempo. É por isso que a gestão eficaz do fluxo de caixa é essencial para qualquer proprietário de empresa. Entretanto, se seu negócio envolve a prestação de serviços, seu fluxo de caixa pode envolver algumas considerações adicionais. 

A gestão do fluxo de caixa pode ser especialmente desafiadora se você opera um negócio de serviços porque os serviços normalmente têm ciclos de pagamento mais longos do que as mercadorias. Por exemplo, quando você vende um produto como um livro ou uma peça de roupa on-line, o cliente normalmente lhe paga imediatamente e você recebe seu dinheiro com bastante rapidez. 

Entretanto, quando você presta um serviço como consultoria ou serviços de contabilidade, os clientes normalmente pagam a você ao longo do tempo, em vez de pagar antecipadamente. Como resultado, gerenciar o fluxo de caixa como prestador de serviços pode ser mais desafiador do que se você simplesmente vender produtos. 

Continue lendo para saber mais sobre como administrar seu fluxo de caixa como uma empresa que fornece serviços em vez de apenas vender produtos.

Noções básicas de gestão do fluxo de caixa

Fluxo de caixa se refere à quantidade de dinheiro que entra e sai de um negócio regularmente. Fluxo de caixa não é o mesmo que lucro. Lucro refere-se à diferença entre receita e despesa para um determinado período, como um mês ou um ano. Há três componentes principais da gestão do fluxo de caixa: 

Gerencie seus recebíveis

Uma das maneiras mais importantes de administrar seu fluxo de caixa como prestador de serviços é administrar seus recebíveis, ou seja, o dinheiro que lhe é devido por seus clientes. 

Gerencie suas contas a pagar

Administrar suas contas a pagar significa administrar o dinheiro que você deve a seus fornecedores. Esta é uma parte importante da gestão do fluxo de caixa. Você quer ter certeza de estar pagando suas contas o mais rápido possível para que não incorra em encargos de juros. 

Administrando seu fluxo de caixa com contas a pagar

Se você está tendo dificuldades para administrar suas contas a pagar, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar seu fluxo de caixa. 

Administrando seu fluxo de caixa com contas a receber

Se você está tendo dificuldades para administrar suas contas a receber, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar seu fluxo de caixa. 

Tenha a ajuda da UP Cont

O fluxo de caixa é o sangue vital de qualquer negócio, mas pode ser especialmente desafiador para os prestadores de serviços para administrar seu fluxo de caixa. 

A fim de administrar seu fluxo de caixa como prestador de serviços, você deve rastrear seu fluxo de caixa, administrar seus recebíveis, administrar suas contas a pagar e administrar seu capital de giro. 

Além disso, você deve negociar condições de pagamento mais longas com seus fornecedores, obter um cliente digno de crédito para assinar um contrato e tomar medidas legais se necessário. Finalmente, você também pode tentar vender seus recebíveis se tiver um cliente que lhe deve muito dinheiro e não está lhe pagando.

Nós, da UP Cont, somos especializados em contabilidade para prestadores de serviços, entre em contato conosco e tenha uma gestão de fluxo de caixa efetiva

CLIQUE AQUI PARA UMA GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA EFETIVA!

5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
Gestão do fluxo de caixa: como fazer para prestadores de serviços?
Description
Gestão do fluxo de caixa para prestadores de serviços. Confira agora mesmo mais informações sobre o assunto em nosso artigo!
Author
Publisher Name
UP Cont Digital
Publisher Logo
Sair da versão mobile