Planejamento tributário: aprenda como fazer com o McDonald’s

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O planejamento tributário é uma ferramenta contábil fundamental para o crescimento de uma empresa. Confira como esse serviço pode beneficiar o seu negócio!

O planejamento tributário é uma ferramenta essencial para o funcionamento de uma empresa. Através dele é possível reduzir custos e desenvolver planos importantes para o crescimento da empresa.

A melhor forma de administrar uma empresa é aprender com as empresas maiores que deram certo. Nesse sentido, nesse artigo iremos olhar para algumas dicas do planejamento tributário do McDonald’s para melhorar a sua empresa. 

O caso McDonald’s ilustra muito bem a importância do planejamento tributário para empresas de qualquer área. É um bom exemplo de como a contabilidade pode fazer grande diferença para o negócio. Confira!

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma análise das atividades da empresa relativas às suas obrigações fiscais. Em geral, separam-se três formas de planejamento tributário. São elas: o planejamento operacional, o planejamento estratégico e o planejamento tático. 

A primeira delas, o planejamento operacional, diz respeito às condições necessárias para o funcionamento da empresa, isto é, é uma análise das obrigações fiscais da empresa. Todas aquelas contas, impostos e tributos que a empresa deve pagar para continuar funcionando vai fazer parte dessa sessão do planejamento tributário. 

A segunda delas, o planejamento estratégico, diz respeito à redução de custos a longo prazo. Ou seja, essa sessão do planejamento tributário irá montar uma estratégia, a partir das informações e obrigações fiscais, que possam aumentar o lucro da empresa no futuro. 

A terceira delas, o planejamento tático, é uma análise macro de todas as atividades fiscais da empresa focando-se em desenvolver o passo-a-passo das ações a médio prazo para alcançar os objetivos da empresa. 

Qual a importância de olhar para o planejamento tributário do McDonald’s?

Como foi dito anteriormente, a importância de olhar para o planejamento tributário de uma empresa multinacional como o McDonald’s é a de aprender com as estratégias que empresas desse porte utilizam para economizar custos, despesas e conseguir impulsionar o seu lucro. 

Como veremos, por mais que haja uma diferença de tamanho entre a sua empresa e a do McDonald’s, ainda assim podemos extrair dicas importantes das ações de uma empresa de sucesso internacional que podem ser refletidas em ações para garantir o sucesso da sua própria empresa. 

É o poder de sair do macro e aplicar no micro. A gente só tem a ganhar e aprender a alcançar o sucesso olhando para aquelas empresas que de fato já alcançaram o sucesso. E isso nos leva a outra dúvida importante sobre o planejamento tributário.

Apenas empresas grandes devem fazer planejamento tributário?

Não, empresas de qualquer tamanho podem se beneficiar de uma análise de planejamento tributário, inclusive as empresas pequenas. Em geral, à medida em que uma empresa cresce, o planejamento tributário é necessário para orientar o empreendedor a tomar as melhores decisões para o crescimento do negócio.

Dentre essas decisões, uma das mais importantes é a escolha do regime tributário adequado para o negócio. Cada regime determinará uma certa carga tributária para a sua empresa e, por isso, deve ser escolhido com a ajuda de um profissional.

Quais são os três tipos de regime de tributação no Brasil?

O primeiro ponto de discussão no documento do planejamento tributário do McDonald’s é que, como a empresa se espalha por tantos países, eles têm que considerar as declarações de impostos de cada um desses países. E essas declarações de impostos são diferentes para cada país. 

No Brasil, o sistema tributário é organizado a partir de três regimes principais: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. Cada um desses regimes possui vantagens e desvantagens específicas, além de exigir características específicas para que uma empresa seja enquadrada.

Vale lembrar que, no próprio momento de abertura de uma empresa, é necessário escolher o regime tributário no qual a empresa estará enquadrada. Mais ainda, ao longo do seu crescimento, a mudança de regime pode ser necessária para a empresa e pode representar uma forma de economizar custos e poder ter acesso a vantagens como abatimentos fiscais, redução de alíquota, dentre outros.

Quais dicas de planejamento tributário podemos aprender com o McDonald’s? 

Com o caso do McDonald’s, e outras empresas do ramo do fast food, eles passaram a economizar milhões com a simples mudança de deixar de vender “sorvete” e passar a vender “sobremesa” ou “massa gelada” no lugar. 

A mudança foi documentada em 2022 e, embora aos olhos do consumidor pareça uma mudança minúscula, do ponto de vista do planejamento tributário causa uma repercussão econômica gigantesca.

O que acontece é que a sobremesa pode ser taxada como composto lácteo ao invés de sorvete, e na legislação brasileira esses compostos lácteos possuem benefícios fiscais na parte dos tributos federais. Assim, a mudança na composição do alimento para deixar de ser sorvete e se tornar uma sobremesa possui a consequência de economizar milhões em impostos. 

Por isso essa mudança não pode ser feita arbitrariamente. Um produto para ser considerado como composto lácteo deve ter como base pelo menos 51% de composição de leite, misturado com outros produtos.   

Qual a lição que podemos tirar dessa história? A história da mudança do sorvete do McDonald ” s para o catálogo de sobremesa é um exemplo perfeito de como um planejamento tributário efetivo pode economizar em gastos tributários excessivos. 

Na verdade, muitas empresas de grande porte frequentemente utilizam do planejamento tributário como forma de reduzir sua carga tributária e conseguir maiores abatimentos fiscais nas suas atividades. 

Por isso, dizemos que o planejamento tributário é uma das melhores ferramentas para ilustrar como a contabilidade pode ajudar uma empresa a faturar mais. Também é válido mencionar que pequenos erros no preenchimento dos tributos também pode ter efeito contrário e fazer sua empresa pagar muito mais impostos do que deveria.

Com isso, é essencial que toda a elaboração do planejamento tributário seja feita com profissionais experientes nesse tipo de serviço e com empresas do mesmo ramo de atuação. 

Planejamento tributário com a UP Cont. Digital Contabilidade

Como você viu, o planejamento tributário é uma importante ferramenta para auxiliar as empresas a otimizar seus resultados financeiros através da redução correta de impostos. 

Nós, da UP Cont. Digital Contabilidade estamos aqui para te ajudar na elaboração do seu planejamento tributário, de forma efetiva e legal.

Portanto, se você deseja todas as vantagens de ter um planejamento tributário feito de forma estratégica e efetiva, conte com o nosso apoio,  contate-nos e veja como podemos te auxiliar.

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O planejamento tributário é uma ferramenta contábil fundamental para o crescimento de uma empresa. Leia o nosso artigo e entenda mais sobre!
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