Índice
Veja como escolher o regime tributário correto para seu comércio
Iniciar um empreendimento não é uma tarefa simples. Afinal, o processo de definição do melhor regime tributário já pode gerar uma série de dúvidas no empreendedor
A escolha ou mudança no regime tributário de uma empresa pode ser uma grande vantagem para a administração financeira, proporcionando economia de impostos.
Alguns modelos de tributação favorecem negócios específicos, conforme seu porte, segmento ou modelo de negócio.
Por isso, para garantir o melhor resultado, é necessário examinar os regimes de tributação disponíveis e entender seus detalhes, principalmente os que podem ser benéficos para a sua empresa.
Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos um guia para empreendedores com as principais informações sobre regimes tributários. Dê uma olhada!
O que é regime tributário?
O regime tributário envolve um conjunto de diretrizes que estabelecem os impostos a serem pagos por uma empresa ao Estado.
Estes podem variar segundo a renda da organização e as atividades exercidas por elas, com alíquotas, bases de cálculo e modos de cobrança diferentes.
Além disso, os registros contábeis podem apresentar variações na forma de exibir dados financeiros, fiscais e contábeis enviados ao Fisco.
Qual a importância do regime tributário?
O regime tributário de uma empresa é essencial para não apenas mantê-la em acordo com as normas fiscais, mas também para influenciar seus resultados financeiros e até mesmo a lucratividade.
Por isso, é fundamental que todos os passos para enquadrar seu negócio aos modelos vigentes no Brasil sejam devidamente tomados.
Saiba mais sobre como definir um regime tributário efetivo nos materiais abaixo:
Quais são os principais tipos de regimes tributários?
O regime tributário refere-se aos sistemas que estabelecem a forma como é calculada e realizada a cobrança dos impostos de uma empresa.
Em nosso país, os três principais são:
Simples Nacional
O Simples Nacional é ideal para as empresas que buscam simplicidade no cumprimento das suas obrigações fiscais.
Para o MEI e algumas MEs, os impostos são pagos com base em um único documento de recolhimento. Assim, a responsabilidade tributária é atendida de maneira prática e rápida.
Lucro Presumido
No que diz respeito à tributação, os Impostos de Renda de Pessoa Jurídica são cobrados com base em uma previsão de lucro. Ou seja, as empresas são responsáveis por estabelecer o seu próprio valor.
O recolhimento dos impostos é realizado através de alíquotas específicas, variando de 8% para indústria e comércio e 32% para serviços.
Esse regime fiscal é destinado para aquelas empresas que obtêm um faturamento acima de R$78 milhões por ano.
Lucro Real
No Lucro Real, os impostos e os pagamentos do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica são determinados conforme as receitas, despesas e os ajustes previstos em lei.
É diferente de simplesmente prever o que vai acontecer: trata-se do que de fato ocorreu.
Algumas empresas, como instituições bancárias, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades corretoras de títulos, valores mobiliários e câmbio, caixas econômicas, empresas de seguros privados e de capitalização, são obrigadas a seguir esse regime.
De que maneira a UPcont pode auxiliar na escolha do regime tributário?
Localizada na cidade de Cambé – PR, a UPcont Digital Contabilidade atua desde 2009 prestando serviços contábeis.
A cada dia, nos destacamos ainda mais ao nos comunicarmos por meio da era digital.
Os serviços online asseguram a excelência, a praticidade e a rapidez nos serviços prestados aos clientes, parceiros e fornecedores.
Dessa forma, a relação da empresa com eles é estreitada anualmente, para que todas as negociações e pós-venda sejam acompanhadas.
Propomos resolver as dúvidas dos clientes com rapidez, clareza e eficácia, oferecendo excelência em qualidade.
Por outro lado, damos soluções contábeis competitivas para os negócios, considerando cenários tributários e formas de trabalho.
Atualizado em março de 2023.
Clique aqui para contar com nossos serviços especializados!

